O AVC (Acidente Vascular Cerebral) constitui, para qualquer pessoa, um aco
ntecimento fortemente stressante, desde logo pela imprevisibilidade do seu aparecimento, depois pelas sequelas que habitualmente deixa e, finalmente, pela reorganização individual e familiar que exige. Se a doença é, geralmente, sentida como uma experiência critica para os que por ela, e com ela, são afectados, as situações mais ou menos invalidantes configuram-se como fontes de stress que exigem transformações qualitativas no funcionamento familiar.

Cabe pois a todos os profissionais de saúde juntamente com a comunidade, ajudar a ultrapassar esta fonte de stress, pois não nos podemos esquecer de que hoje são os outros e amanhã poderemos ser nós.
1 comentário:
Na vida encontramos várias fontes de stress, cabe-nos a nós ajudarmos quem está a nossa volta.
É no seio familiar que uma pessoa que sofre um AVC ou outro tipo de doença procura o afecto, o carinho, a força e acima de tudo coragem para ultrassar esta fase da sua vida.
O nosso dia a dia já por si só é um stress, mas quando estivermos perto de quen necessita de um ombro amigo vamos sorrir, assim já estamos a ajudar quem precisa. Como tu mesmo disseste hoje eles, amanhã quem sabe seremos nós.
Aquele abraço
Enviar um comentário